REGULAMENTO PARA A SUBMISSÃO DE
TRABALHOS
REGULAMENTO PARA A SUBMISSÃO DE COMUNICAÇÕES LIVRES E PÓSTERES
Convidamo-lo a participar neste espaço de debate e partilha científica, através da submissão de uma comunicação livre ou póster.
Os autores, ao submeter uma comunicação livre ou póster, estão a concordar com o presente regulamento.
TEMÁTICAS:
Os temas a submeter deverão enquadrar-se na temática geral do evento:
Urgência e emergência em contexto de Unidade de Saúde e Hospital;
Urgência e emergência em contexto extra-hospitalar;
Equipa multidisciplinar;
Cuidados de saúde primários - saúde oral, saúde materna e obstétrica, saúde infantil e pediátrica;
Sistemas de informação e evidência em saúde;
Prevenção e controlo de infeção;
Situações de exceção e catástrofe;
Entre outros.
AUTORES:
Todos os autores terão de estar inscritos no evento, sob pena de eliminação do programa do evento;
Serão aceites trabalhos que tenham sido divulgados em outros contextos;
Os autores podem submeter mais do que um trabalho, mas não devem conter dados iguais ou semelhantes;
Os elementos das Comissões Científica e Comissão Organizadora do evento poderão submeter comunicações livres e/ou pósteres, contudo ficam automaticamente excluídos da atribuição de prémios em ambas as modalidades.
Resumo deverá apresentar as seguintes secções: enquadramento, objetivos, metodologia, resultados, conclusão e referências bibliográficas.
O resumo deve obrigatoriamente ser enviado em formato eletrónico compatível com Adobe Acrobat Reader, ficheiro exportado extensão pdf., deverá ser escrito com letra "Arial", tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, com o máximo 500 palavras e cinco palavras-chave;
O Júri decidirá quanto à aceitação do trabalho para apresentação, de acordo com os critérios previamente definidos e emitirá um parecer "Aceite" ou "Não Aceite";
Não será efetuado o reenvio de resumos aos autores para correção e posterior reanálise;
Da decisão do Júri não haverá lugar a recurso.
DATAS:
Os autores deverão submeter o resumo dos seus trabalhos para as II Jornadas das Ilhas sem Hospital, até ao dia 12 de setembro de 2025, através do endereço eletrónico:
comissaocientifica.jish@gmail.com
O primeiro autor será informado sobre a aceitação do trabalho, por email até ao dia 19 de setembro de 2025.
Pósters
Os posters devem estar no formato vertical (altura 120 cm, largura 80 cm);
Serão, também, aceites em formato horizontal ou com outras dimensões apenas se o trabalho foi divulgado anteriormente noutros eventos;
A estrutura do resumo e póster:
• Nome completo e afiliação de todos os autores;
• E-mail e contacto telefónico do 1o autor;
• Título deverá ter no máximo 12 palavras, escrito em português, inglês e espanhol (no resumo a submeter);
• O resumo a submeter deverá ser escrito em português ou inglês ou espanhol;
• Palavras-chave: máximo 5, escritas em português, inglês e espanhol. Devem estar transcritas de acordo com os descritores MeSH (disponível em https://www.nlm.nih.gov/mesh/MBrowser.html e/ou https://decs.bvs.br/).
Os pósteres serão apreciados pela comissão científica, de entre os elementos da
Comissão Científica e atenderá aos seguintes critérios:
- Concordância com os requisitos definidos neste regulamento
- Interesse do tema e enquadramento no Congresso
- Conteúdo científico relevante
- Metodologia utilizada
- Criatividade e inovação
A apresentação do póster em papel é da inteira responsabilidade dos autores, devendo ser entregues à organização entre as 8h-8h30 min do dia 3 de outubro de 2025, sendo afixados pela organização;
Não será realizado apresentação oral dos pósteres. Caso a comissão científica o considere necessário poderá ser colocada alguma questão sobre o conteúdo do póster;
Os autores são responsáveis pela remoção do póster do local onde se encontra fixado, a partir das 12h de dia 4 de outubro;
A Comissão organizadora e científica não se responsabiliza pela devolução dos pósteres que não sejam removidos até às 15h de dia 4 de outubro, sendo que os mesmos serão destruídos de forma a eliminar os conteúdos neles inseridos.
COMUNICAÇÕES LIVRES
A comunicação livre não poderá exceder os 10 minutos de apresentação e, se possível, deve ser acompanhada de material científico de apoio à explanação (em formato Microsoft Office PowerPoint®);
O resumo da comunicação livre, deve obrigatoriamente ser apresentado em formato eletrónico compatível com Adobe Acrobat Reader, ficheiro exportado extensão pdf, deverá ser escrito com letra "Arial", tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, com o máximo 500 palavras e cinco palavras-chave;
A comunicação livre será avaliada pela comissão científica de acordo com os seguintes critérios:
✓ Adequação do tema ao âmbito do evento;
✓ Definição de objetivos e metodologia;
✓ Título, introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia, referência aos autores e Instituição;
✓ Postura na apresentação e dicção;
✓ Contributo científico para o desenvolvimento na área;
✓ Qualidade da apresentação (imagem; som; animação e criatividade).
ATRIBUIÇÃO DE PRÉMIOS
Serão atribuídos prémios às três melhores comunicações livres e três melhores pósteres, sendo prémios não monetários a definir.
MODELO RESUMO DO TRABALHO
Título em Português:
Título em Inglês:
Título em Espanhol:
Autores:
Instituição:
Email:
Contacto Telefónico:
Enquadramento:
Objetivos:
Metodologia:
Resultados:
Conclusão:
Palavras-chave:
Keywords:
Palabras claves: